3 de dez. de 2014

Ainda Tem Mais...


"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" Filipenses 1:6


É muito interessante a velocidade com que o homem se frustra. Para pra pensar. Quantas vezes você não ficou chateado por algo pequeno? Mas quando falo pequeno, eu chamo de insignificante mesmo, que não mudaria em nada pra você, mas porque você não ganhou ou não aconteceu aquilo você se chateou
muito? Eu sofri muito com esse dilema. Tipo, com o que vale a pena perder tempo, ou investir tempo. Com quem andar, de quem se afastar. São coisas que temos que decidir todos os dias, e no final da maioria delas sempre nos frustramos, tanto para coisas como para pessoas. Tá certo que é relativo, mas num modo geral é assim que acontece.

Você deve estar tentando ligar os pontos entre o título, a imagem, o versículo e todo esse primeiro parágrafo. Quem me acompanha sabe que gosto de dar muitas voltas, e não sou a pessoa mais objetiva deste blog, porém eu acho interessante explicar tudo em volta pra que tudo que está em volta me explique o que estou pensando. Eu sei que é maluquice, e não faz o menor sentido, mas acompanhe meu raciocínio antes de me julgar.

Frustrações acontecem muito conosco, e quase sempre com pessoas mais que com coisas, e muitas das pessoas tem uma forte tendência a fraquejar, a desistir do que ele tinha esperança. Geralmente acontece num relacionamento. Seja amizade, namoro, tanto faz. É fácil sair magoado, pois o ser humano é egoísta e quer seu bem estar sempre, e por conta disso ele acaba ferindo o outro porque ele quer estar melhor. Ou então é diferente. Ele se doou tanto em favor do outro que esqueceu de si mesmo, e acabou que este outro não o correspondeu à altura. Daí ele se frustra. E começam aquelas vozes dizendo que não vale a pena insistir naquilo. O seu corpo e sua mente já se cansaram de gastar forças e energias para aquilo, e dá a entender que não vale realmente à pena. Minha mãe tinha uma frase muito interessante quando ela prometia um castigo. Ela dizia: "eu estou só juntando". MInha mãe não queria cortar o meu mal pela raiz, mas deixava acumular pra depois tentar corrigir. Mas eu vi que algumas dessas correções não funcionaram, pois eu continuava com aquele erro, ela se desgastava de tanto eu fazer, e aquilo só a prejudicava. Claro que eu não sabia disso na época, mas hoje eu entendo. Depois de um tempo ela nem falava mais. Já tinha se cansado de tanto juntar. Eu vejo que é exatamente assim com a gente.

Cada vez que começamos algo novo, investimos tempo e energia naquilo, com a esperança que vai dar certo. Olhando para o lado ministerial, nos dedicamos muito à obra de Deus, porém há muitos fatores que nós deixamos de lado por hora, como se fosse o "estou só juntando", e quando damos por conta, estes fatores pesam mais pra nós, e a nossa vontade, o nosso empenho em continuar naquilo já não é mais o mesmo. Num casamento, pequenas diferenças que nunca foram discutidas acabam se agravando, e quando se vê, nenhum dos dois quer estar mais perto um do outro, pois as diferenças agora pesam mais. Mas porque isso? É simplesmente o fato de não acreditarmos que SEMPRE tem mais. Paulo e Timóteo refletem neste versículo a gratidão para com os filipenses, e dizem que o próprio Espírito Santo iria completar o que ele mesmo tinha começado. Em outras palavras, ainda tem mais coisa pra acontecer, porém somos nós mesmos que limitamos isso.

É fácil entender tudo isso que escrevi. Quer ver? Pense no céu. Agora pense além do céu visível. Você o conhece? Creio que não, mas tem dados que mostram isso. Imagens, vídeos, enfim, algo mostra isso pra você. Porém os mesmos que fornecem estes dados te falam que ainda tem muito mais do que eles conseguem ver, ou seja, além do que você consegue ver, tem alguém que também tem uma visão limitada. E sabe onde eu chego nisso? NÓS SOMOS LIMITADOS. Nos empenhamos em muitas coisas, mas temos um limite, não conseguimos chegar depois de um certo ponto sozinhos, mas não significa que não tenha mais nada.

O barato disso tudo é em quem depositamos nossas forças, nossa esperança. Quando tentamos fazer algo, por mais bem sucedidos que sejamos, nunca alcançaremos o topo, porque somos limitados. Porém Deus é ILIMITADO! Ele não se restringe a uma visão. Ele vê tudo, e sabe onde você pode chegar. Na verdade, Ele te eleva acima dos seus próprios limites. Quando decidimos nos entregar a Ele, tudo muda, pois Ele mostra tudo aquilo que estávamos perdendo enquanto estávamos usando nossas próprias pernas.

Nessa hora, seja você cristão ou não, entenda que o ser humano é limitado, mas nunca existem limites que não possam ser transpassados. Seja num relacionamento, seja no ministério, seja em tudo. O que diferencia se você irá transpor seus limites ou não é onde você deposita sua confiança, se em algo limitado como você ou em algo ILIMITADO como Deus!

Deus vos abençoe!

Vitor Silveira

(Dedico este post a minha mamusca Raimunda Fernandes, por todos os "eu estou só juntando". Podem ter te enfraquecido na época, mas hoje eles fazem toda diferença pra mim!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário