25 de nov. de 2014

Amor Constrangedor!




"Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós. Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."


Até pouco tempo atrás eu não conseguia compreender este versículo. Mas qualquer um que se depara numa primeira vez ou nunca tenha parado pra analizar todo um contexto dele com certeza o acharia um pouco confuso como eu achei. Como assim? Me CONSTRANGE? Eu me sentiria mal com
um amor tão grande? Será que seria possível que algo vindo de Cristo me faria sentir mal?

Por anos e anos eu tive achismos e conceitos próprios sobre determinados assuntos, e por uma posição de destaque dada por misericórdia, me achava na obrigação de ter ao menos uma opinião pra tudo (até hoje sou assim, rsrs). Porém, muitas das minhas respostas eram até boas, mas não as corretas. Tinha meus achismos desde assuntos pouco polêmicos como "qual o discípulo mais santo", até assuntos como tatuagem e música secular. Eu tinha resposta pra tudo. Minha principal resposta era uma pergunta: "está na Bíblia?". Eram respostas convincentes por causa de minha convicção nelas e minha entonação de voz, porém completamente vazias do poder de Deus e da Verdade, e por isso eu acredito ter perdido muito tempo da minha vida ministerial.

Como eu não tinha uma leitura bíblica tão acídua (e eu luto até hoje para ter), não conseguia enchergar o amor de Cristo em diversas ocasiões e assuntos polêmicos ou não. Na verdade, talvez eu ainda não tivesse conhecido o verdadeiro amor de Cristo, e por isso não entendia esse versículo. Achava que falava de um amor que fizesse mal. Porém hoje eu consigo entender a plenitude deste texto. De fato, o amor de Cristo nos constrange, e por hora, nos faz sentir mal sim, mas não pelo efeito do amor, mas sim por causa de nossos pecados.

Em suma, Paulo afirma que o amor de Cristo nos constrange porque estamos TOTALMENTE imersos no pecado, sujos e imundos, e quando o amor de Cristo nos é apresentado, nos sentimos mal pelo nosso estado, porque não estamos à altura deste amor. Pra entender melhor, pense numa festa bonita, de gala, com convidados de roupas finas e toda enfeitada com o que há de melhor. Daí, chega no salão principal um mendigo que está imundo, cheirando mal, com as roupas rasgadas. Ele entra naquele salão por engano. Estava desnorteado por causa da fome, e foi parar sem querer no meio daquela festa. Quando ele se da por conta, vê que está num ambiente completamente aquem do padrão dele, e se envergonha, se sente mal, fica CONSTRANGIDO. Esse é o nosso estado referente ao pecado. Porém, o anfitrião da festa vê este mendigo e se compadece dele. Quer levar-lhe roupas novas, dar-lhe um banho, trazer comida a ele, mas o mendigo de tão CONSTRANGIDO nega, e diz não ser merecedor de tudo isso. Mas o anfitrião não se contenta e tem um gesto completamente inadmissível para os demais convidados. Ele tira suas próprias vestes e coloca neste mendigo. O mendigo continua constrangido, mas agora, tem as mesmas vestes que todos os demais convidados, e torna-se acessível a festa.

O amor de Cristo é algo tão louco, mas tão louco que ultrapassa o sentido natural das coisas, a lógica sociocultural, a tradição. Que pessoa em si daria suas próprias vestes pra insignificante mendigo? É, estes 3 versículos se resumem nisso. Um amor que de tão constrangedor nos transforma. Esse foi algo que eu custei pra aceitar, não porque eu resistisse, mas porque é algo muito louco. Ao mesmo tempo que Ele está tão acima, Ele se coloca na mesma posição que nós, só para mostrar que é isso que devemos fazer.

Resumindo, hoje eu entendo e ponho em prática esse amor que todos os dias me constrange, me mostra que eu sempre tenho algo a melhorar, que eu nunca estou 100%, e que também, enquanto eu não gerar vida, eu nunca conseguirei alcançar um amor a ponto de não me constranger apenas, mas me sentir completamente satisfeito por ele.

Que o Espírito Santo te traga entendimento do que é o amor de Cristo, e que você tenha um verdadeiro encontro com ele, pra que não mude apenas a sua vida, mas a de todos outros a quem você alcançar!!

Graça e Paz!

Vitor Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário