14 de fev. de 2012

Orgulho mata!!!!

Eu ando pensando bem em meu primeiro post. Não sabia sobre o que poderia postar, e isso foi bom, pois só assim eu tenho a certeza de que não escreveria nada de que não fosse de Deus!!! Eu geralmente costumo escrever sobre coisas que acontecem no meu dia a dia, na minha rotina, e dessa vez não foi diferente. Infelizmente dessa vez não posso citar o ocorrido. Seria falta de ética. Mas de qualquer modo, ainda continua sendo uma experiencia. 


Começando então, eu vou falar um pouquinho sobre ORGULHO. A palavra orgulho vem do espanhol orgullo, do catalão orgull, e, fora o título de conhecimento, tem me preocupado muito. Há o orgulho da mãe pelo filho que tira boas notas na escola, há o orgulho do torcedor pelo seu time, há o orgulho por um trabalho bem feito. Todos esses, pelo menos ao meu ver, não são caracterizados como pecado, pois na verdade nem deveriam ser chamados de orgulho. Esses exemplos estão muito mais para um prazer, uma satisfação de algo conquistado, por algo simplesmente existir. O orgulho que realmente me preocupa é aquele que brota no coração duma pessoa e gera a maldade, a mentira, o ódio, o rancor, o medo de arriscar, e as vezes até mesmo uma doença seríssima: a depressão.


Não sei como caracterizar todos os tipos de orgulho, mas vejo que no meio evangélico há muitas pessoas  que se deixam levar pelo orgulho de uma forma muito grande. Eu mesmo já me encontrei numa situação dessas. Sou ministro de louvor, e querendo ou não, sou uma pessoa pública. Certas vezes chegavam pessoas até a mim para elogiar por uma ministração que me saí bem, por uma palavra que foi bem colocada, e algumas vezes aquilo me subiu a cabeça, como se o mérito fosse meu, e não posso mentir: é bom. Ser reconhecido é uma das melhores coisas que existem, mas temos que lembrar que o reconhecimento maior não tem que vir de homens, e sim de Deus. O que quero enfatizar é isso. O evangelho tem se tornado um meio para se auto vangloriar. Uma ferramenta para alcançar o sucesso. Uma escada para estar num lugar mais alto. Acontece que este lugar mais alto não é nem um pouco perto de Deus. Esse lugar mais alto é pertinho do próprio ego, da adoração a si mesmo. O orgulho tem invadido as igrejas e não podemos negar isso. E o que nós, como cristãos que queremos ser melhores devemos fazer??? Tomar cuidado para que esse orgulho não nos consuma, não nos atinja. Eu não posso nem dizer que devemos falar isso a outras pessoas, porque quando se diz a uma pessoa que ela está sendo orgulhosa, ela tende a achar que somos invejosos, que estamos indo contra, quando na verdade não é nada disso. Por isso, aconselho a cada um fazer sua auto análise. Ver consigo mesmo, e com Deus, se a glória devida tem sido para O Merecedor ou para aquele que é simplesmente um canal. Em Jeremias 13:9 está escrito: "Assim diz o Senhor: do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém.". Não é para pôr medo, mas para lembrar de quem e para quem deve ser toda honra, toda glória e todo louvor!!!!!


Aproveitem e ouçam essa música da Arianne. Tenho certeza que ficará bem mais claro!!!






Que vocês sejam abençoados!!! Graça e Paz!!!!


Vitor Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário