5 de mar. de 2012

Cansaço e Desânimo: armas letais


"Hoje eu não vou ao culto, não. Estou muito cansado"; "Eu trabalhei a semana toda. Domingo de manhã é pra dormir até mais tarde."; "Já vou domingo à noite. Pra quê ir nos cultos dos dias de semana?"
Essas são frases comuns de escutar no meio evangélico, infelizmente. Com tantas facilidades e oportunidades que o mundo nos traz acabamos nos ocupando com essas coisas e esquecemos que não somos daqui. Não estou dizendo que não devemos buscar um bom emprego, construir uma carreira ou usufruir do que é bom aqui, pelo contrário, devemos sim conquistar tudo isso, mas não podemos colocar essas coisas em primeiro lugar, pois, geralmente, esses são uns dos maiores motivos para deixar-nos desanimados.
Pra dizer a verdade, o cansaço gera o desânimo, e a coisa mais comum de abandonar-mos quando estamos cansados é exatamente aquilo que não somos obrigados. Nós não somos obrigados a ir à Igreja, ou então fazer um evangelismo, ou então estar ensaiando um louvor. Nós fazemos isso com a intenção de agradar a Deus, bom, pelo menos devemos ser assim. O que acontece é que às vezes priorizamos demais as coisas obsoletas e deixamos as coisas de Deus por último plano, e se nós realizamos o querer de Deus cansados demais, começa a se tornar desinteressante, e assim vamos achando que ir pra Igreja e fazer a obra é algo "chato", e então vem o desânimo, que quando nos nos entregamos, ele vai nos consumindo pouco a pouco, até chegar o momento em que não temos mais forças para caminhar, e corremos o risco de abandonar a caminhada.
Então me perguntam: "você está prevendo o futuro? Está dizendo que vou me desviar?" Não. Não estou dizendo isso. Estou mostrando o que acontece quando lutamos com nossas próprias forças. Se você notar, em momento algum acima eu citei que nós oramos, que nós jejuamos pela nossa vida espiritual, porque na maioria das vezes é assim que acontece. Somos fortes demais para dizer que somos fracos. Somos capazes demais para dizer que somos dependentes. Somos bons demais para gritar pra Deus que precisamos dEle. Jesus deixou bem claro: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" Mateus 11:28. Nós não precisamos nos "matar" para seguir a Deus. É claro que seria bem interessante se fizéssemos como Paulo, e nos gastássemos, e nos deixássemos nos gastar pela obra de Deus, mas mesmo fazendo isso não ficamos sobrecarregados, pois o fardo de Jesus é tão leve, tão leve, que toda obra feita pra Ele e por Ele é como recarregar nossas energias.
Então, não lute com suas próprias forças, pois as armas que a nossa própria carne usa contra nós são muito mais fortes que nós mesmos. O que devemos fazer é nos entregarmos à vontade de Deus, e deixar que Ele nos guie. Não parcialmente ou em algumas áreas, mas por INTEIROS, pois assim todas as outras coisas virão com naturalidade.

Que Deus vos abençoe cada vez mais!!! Graça e Paz!!!

Vitor Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário