Ainda não tenho um tablet, mas tenho certeza de que se eu tivesse um, teria também essa dúvida na hora de ir ao culto. O que levar? Bíblia ou tablet? Pensando a respeito do assunto, levei tempo, até que cheguei a uma solução: “vamos perguntar a Jesus, Ele deve saber o que fazer!”
Pra mostrar a resposta, gostaria de perguntar-lhe: pra que serve um tablet ?
Originalmente, o aparelho foi criado para reunir, em um só lugar vários tipos de materiais bibliográficos, ou seja , muitos livros em um só lugar. É logico que ele possui diversos aplicativos, porem o objetivo era ter vários tipos de conteúdos, na palma da mão. Beleza, pensei! Então, ele pode substituir a Bíblia tranquilão….mas…. foi aí que me veio a segunda pergunta: Jesus usaria um tablet para mostrar o evangelho pra alguém? Você deve estar pensando: quem foi o LOUCO que escreveu esse post, pois na época de Jesus, não existia tablet!! . E, é aí que começa o problema: Existia SIM!
É óbvio que naquela época não existia este equipamento na forma como o conhecemos, mas existia uma pessoa que tinha acesso a qualquer obra literária da época em minutos, e em alguns casos, ele sabia o conteúdo decorado na mente, e com certeza, Jesus poderia ter um consigo. Sabe como e o nome dele? ESCRIBA. Os escribas detinham o conhecimento das leis, costumes e ate do Pentateuco, a Bíiblia da época . Também escreviam mensagens para outras pessoas , estavam informados da previsão do tempo e da lei vigente. Perceba que os fariseus não saíam de casa sem levar o ESCRIBA na mochila. Nos 4 evangelhos vimos ESCRIBAS de todas as cores e modelos. Uns mais completos e outros que apresentaram defeito, rsrsrs. Só não vemos nenhum deles em posse de Jesus Cristo. Jesus se preocupava em carregar a palavra de Deus dentro de si, mas manifesta em cada ação, fala ou pensamento . E, seu conhecimento ultrapassava esses “tablets”, pois , segundo a Bíblia , Ele ensinava de forma diferente, ensinava com a Vida.
A Bíblia já passou por todos os tipos de perseguições: descrédito, queima e maldições, mas Deus a protegeu até nossos dias. Os cristãos que viviam antes de nós, por causa de seu comportamento, eram chamados de “bíblias”. Quando você carrega um tablet pode distrair-se a qualquer momento, mas quando está em posse da Bíblia, você é encaminhado diretamente ao “Facebook de Deus”. Quem te vê carregando a Bíblia sabe exatamente o que você é e o que você representa. E, quem sabe, pode até pedir para que você o direcione ao Caminho.
E aí, vai de tablet ou de Bíblia? É melhor de Bíblia , neh?!
Rodrigo Fernandes
Besteira. Já vi péssimos exemplos e atitudes vindos de pessoas que estavam com a bíblia debaixo do braço , desonrando-a.
ResponderExcluir" Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." Lemos em provérbios.
Ensinos bíblicos são DINAMICOS , não engessados em uma pose de pseudo cristão com a bíblia embaixo do sovaco.
Esse e o problema da cristandade moderna, confundir forma com conteúdo.
Tablet, livro físico, pergaminho, folha de ofício etc não interessa, desde que se COLOQUE a palavra em uso.
" Não são justificados os que ouvem a lei mas os que a praticam"